Os apoios estão divididos em 5 instrumentos principais:

  •  Qualificação PME: Projetos que visam aumentar a competitividade das empresas, tornando-as mais capazes de agir no mercado global, com investimentos em áreas como inovação organizacional e gestão, economia digital, TIC, certificações, ecoinovação, distribuição e logística. Tal como nos projetos de internacionalização, o apoio assume a forma de um incentivo não reembolsável, até 45% do investimento elegível, com um limite de 500 mil euros por empresa. Datas previstas de candidatura (30/03/2015 a 22/05/2015)
  •  Vales:Aquisição de um único serviço de consultoria na área do empreendedorismo, internacionalização e inovação, até 20 mil euros. Os apoios assumem a forma de incentivo não reembolsável, com uma taxa de 75%. Datas previstas de candidatura  (01/05/2015 a 31/03/2016)
  •  I&D Empresarial:Investimentos que visem a criação de conhecimentos para resposta a desafios empresariais e societais ou a exploração de ideias ou conceitos com originalidade e/ou potencial de inovação. Também são elegíveis projetos associados à participação em programas europeus de I&D e à criação ou reforço de competências de infraestruturas de investigação. Os apoios a conceder serão não reembolsáveis, com uma taxa máxima de 80% para projetos de investigação industrial e 60% para projetos de desenvolvimento experimental. Datas previstas de candidatura (20/03/2015 a 24/04/2015)
  •  Inovação Empresarial:Investimentos de natureza inovadora para produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com elevada incorporação nacional, visando a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade, a diversificação ou a alteração fundamental do processo produtivo de um estabelecimento existente. Os apoios assumem a forma de um incentivo reembolsável, sem juros, até 75% do investimento elegível, que poderá ser transformado em incentivo não reembolsável, atingindo o projeto determinadas metas. Datas previstas de candidatura (20/03/2015 a 24/04/2015)
  •  Internacionalização PME:Projetos vocacionados para os mercados externos, através do apoio à obtenção de conhecimento, prospeção e presença nesses mercados. São também apoiados investimentos em marketing, incluindo a presença na economia digital e desenvolvimento e promoção internacional de marcas. Nos projetos individuais o apoio assume a forma de um incentivo não reembolsável, até 45% do investimento elegível, com um limite de 500 mil euros por empresa. Datas previstas de candidatura (30/03/2015 a 22/05/2015)

 

A e4pi desenvolveu parcerias com empresas especialistas para ajudar os seus clientes na preparação e submissão de todo o processo de candidatura e gestão do projeto. Contacte-nos!