Há 2 Normas que foram atualizadas e que apoiam e otimizam a implementação de requisitos da ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, para estarem alinhadas com a sua versão mais recente:

Trata-se da Norma ISO 10014, Sistemas de Gestão da Qualidade – Gerir uma organização para resultados de qualidade. É uma Norma que dá orientação para que se possam obter benefícios financeiros e económicos, e é direcionada à gestão de topo. A utilização desta norma permite a monitorização e gestão de tendências das principais métricas de desempenho com o objetivo de definir ações que melhorem o desempenho da organização, e permite, ainda, antecipar e gerir o risco de forma proativa tendo em vista a melhoria do desempenho dos negócios.

E da Norma ISO 10013, Sistemas de Gestão da Qualidade – Orientações para a informação documentada. É uma Norma que fornece diretrizes para o desenvolvimento e manutenção da informação documentada necessária para apoiar um sistema de gestão da qualidade eficaz, adaptado às necessidades específicas da organização. Considera o quadro legal e regulamentar, as necessidades e expectativas das partes interessadas, riscos e oportunidades e orientação estratégica da organização, quando esta planeia que informação documentada deve manter e reter.